O que é Psicanálise?
A Psicanálise pode ser sucintamente definida como uma teoria científica, uma tarefa investigacional e uma forma de terapia proposta e desenvolvida por Sigmund Freud.
As últimas décadas têm demonstrado um aprofundamento científico notável, com uma multiplicidade de contributos importantes a nível mundial, e que se encontram reunidos sobre a alçada da International Psychoanalysis Association, IPA.
A Psicanálise diferencia-se de outras psicoterapias pelo recurso à associação livre e à reconstrução desenvolvimental da dinâmica da vida mental.
Actualmente, a formação de um psicanalista exige um treino rigoroso e longo, onde a sólida formação teórica se concilia com a experiência clínica supervisionada por profissionais seniores reconhecidos pela Associação Internacional de Psicanálise.
O que é a Psicoterapia?
A Psicoterapia utiliza o entendimento científico do Ser-Humano tendo em vista alterações do comportamento e a forma como se compreende e sente em relação a si próprio ou às pessoas mais significativas.
Ao longo da sua vida muitas pessoas experimentam estados de ansiedade ou depressão, ou ainda outras emoções mais complexas. Com frequência esses estados são ultrapassados sem necessidade de um auxílio externo. No entanto, a sua persistência e as limitações que impõem ao decorrer da sua vida normal exigem por vezes a consulta de um técnico especializado. Outras vezes existe simplesmente uma curiosidade e uma motivação pessoal para levar à procura de um tratamento psicoterapêutico.
A Psicoterapia possibilita uma melhor compreensão de aspetos diversos do próprio sujeito. As sessões psicoterapêuticas, obrigatoriamente confidenciais, têm uma regularidade e frequência estipulada de início (usualmente semanal ou bi-semanal), permitindo continuidade e suporte.
O que é a Terapia de Casal?
A Terapia de Casal é uma forma de psicoterapia que, procura melhorar a relação do casal e diminuir os danos de uma separação caso seja esse o desfecho.
Foca-se nos problemas de relacionamento dos membros do casal assim como nos individuais que afetam a relação conjugal. Em caso de divorcio procura-se melhorar o novo modo de vida parental e a sua relação com os deus descendentes.